Clique nas imagens para ampliar
Dentro de um sistema elétrico de potência funcionam diversos equipamentos que são monitorados por controladores, uma espécie de vigilante do bom funcionamento do sistema. Caso haja um curto-circuito, e ocorra um desligamento geral, todos os processos serão paralisados. Neste tempo, com a produção interrompida, um alto prejuízo financeiro é gerado. Essa situação quando não cuidada de forma adequada, pode se repetir provocando um prejuízo financeiro ainda maior, levando até mesmo a desestruturação da empresa.
Isso pode ser evitado com o estudo de seletividade e coordenação. Este serviço deve ser utilizado por todos os segmentos para proteção do sistema elétrico. Por meio dele é possível que a proteção do sistema elétrico seja coordenada de maneira eficiente e em casos de curtos-circuitos não haja a interrupção total do sistema.
O estudo de seletividade e coordenação possibilita que, em casos de curto, apenas o disjuntor do circuito elétrico avariado atue e interrompa o fornecimento de energia. O desligamento acontece de acordo com a gravidade do problema, ou seja, de maneira escalonada. Quando o estudo de seletividade e coordenação foi bem elaborado e implantado corretamente, menor será o prejuízo, ou seja, menor será a área desligada e mais rapidamente será possível restabelecer o sistema defeituoso.
ELABORAÇÃO DO ESTUDO DE SELETIVIDADE E COORDENAÇÃO
Profissionais e equipamentos
Não há como realizar o estudo de seletividade e coordenação sem contar com profissionais qualificados na área. Isso, porque este serviço é complexo e exige um alto grau de conhecimento do sistema de energia elétrica. Além disso, um software especializado auxilia no planejamento do estudo.
Informações
O estudo de seletividade e coordenação só pode ser realizado com informações técnicas sobre o sistema de energia elétrica do local de implantação. Essas informações são de suma importância para o estudo e são adquiridas em geral pelo diagrama unifilar geral ou por levantamento em campo. Estes dados são complementados por informações fornecidas pela concessionária de energia que estabelece os parâmetros de fornecimento e níveis de curto-circuito do sistema.
Estudo ATPV
Após a finalização do estudo de seletividade e coordenação, é possível realizar outro estudo que também é de extrema importância para o sistema de energia. Conhecido como Arco Elétrico (ATPV), este estudo possibilita identificar a potência de um curto-circuito em um ponto específico, gerando a indicação de quais EPIs/EPCs deverão ser aplicados na área para proteção dos profissionais de manutenção.
JUND LIGHT SERVICE TRABALHA COM ESTUDOS DE SELETIVIDADE E COORDENAÇÃO
Desde 1990 prestando diversos serviços de Sistemas Elétricos de Potência (SEP) para o setor de engenharia elétrica, a Jund Light Service é reconhecida por atuar com excelência e segurança. Com profissionais gabaritados e alta tecnologia, a empresa fornece estudo de seletividade e coordenação, laudos técnicos, treinamento em sistemas elétricos e manutenção para empresas dos mais variados setores e em todo o território brasileiro.
Para saber mais sobre Estudo de seletividade e coordenação
Ligue para 11 2449-3428 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!