Clique nas imagens para ampliar Tensão de passo e toque aterramento
A tensão de passo e toque aterramento é um sistema elétrico de proteção que tem como objetivo adicionar segurança ao sistema elétrico de potência (SEP). O sistema elétrico de potência é um conjunto de componentes responsáveis pela produção, distribuição e utilização de energia elétrica. Esta tecnologia é fundamental para garantir a segurança de pessoas, animais e equipamentos, pois pode evitar curto-circuitos e choques elétricos.
O que é tensão de passo e toque aterramento?
É uma técnica de proteção que consiste na instalação de dispositivos como o passo-bobina para evitar diferenças de tensão entre os terminais e a terra e o uso de barras de aterramento para fornecer um caminho de descarga na terra para a corrente diferencial de passo.
O passo-bobina é um dispositivo que entra em funcionamento quando diferenças de tensão entre os terminais e a Terra ultrapassam determinado valor predefinido. Essa diferença de tensão, conhecida como tensão de passo, é reduzida quando o dispositivo é acionado.
Como Funciona o tensão de passo e toque aterramento?
O sistema de passo e toque aterramento é composto por dispositivos de proteção diferenciais (DPs), disjuntores, cabos, barras de aterramento, passo-bobinas, cabos de terra e outros equipamentos. O principal objetivo deste sistema é fornecer proteção contra choques elétricos e curto-circuitos.
Os DPs monitoram a diferença de tensão entre os terminais e a terra. Quando a tensão atinge um nível pré-definido, o passo-bobina é acionado e administra o desvio da corrente para a Terra através da barra de aterramento.
Vantagens da tensão de passo e toque aterramento 1. Proteção contra curto-circuito e choque elétrico
O sistema de passo e toque aterramento é projetado para detectar diferenças de tensão entre os terminais e a terra. Quando essa diferença é detectada, o dispositivo de proteção é acionado, detectando e dissipando a corrente para a terra, evitando que ela atinja dispositivos e pessoas conectadas aos terminais.
2. Melhor desempenho
O sistema de passo e toque aterramento fornece alto nível de proteção e garante maior desempenho e segurança para os dispositivos e seus usuários, pois sua capacidade de detectar variações de tensão e dissipar a corrente para a Terra permite a manutenção de baixos níveis de tensão.
3. Redução do risco de dano ao equipamento
O sistema de passo e toque aterramento fornece proteção aos equipamentos contra altos níveis de tensão, reduzindo o risco de danos devido a choques elétricos e curto-circuitos.
Portanto, se precisa realizar essa instalação na sua empresa, conte com a experiência e qualidade da Jund Ligth.
Para saber mais sobre Tensão de passo e toque aterramento
Ligue para 11 2449-3428 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!